José Antunes regista apontamentos sobre o Mosteiro de Rendufe, em Amares

Apontamentos para a história do Mosteiro de Santo André de Rendufe’ é a nova publicação de José Rodrigues Antunes. Publicado pela editora bracarense ‘AL’, o livro “procura ser uma base de apontamentos, fundamentados em documentos oficiais e oficiosos, para a história do Mosteiro”.

“Sem grandes preocupações de rigor científico e até cronológico”, o também presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe pretende “ilustrar que o Mosteiro, da fundação aos nossos dias, representa um monumento histórico de grande valia patrimonial e cultural”.

Por isso, a publicação pretende dar a conhecer ao grande público os principais fragmentos da história do Mosteiro e sensibilizar os cidadãos e as entidades oficiais para uma política e ações de permanente preservação, conservação e requalificação do Mosteiro.

Uma das curiosidades reveladas por José Antunes nestes apontamentos refere-se nome de Santo André dado ao Mosteiro: “é um dos enigmas ainda por decifrar pela simples constatação de que não houve relações dos beneditinos com a vida de Santo André, padroeiro da paróquia e, não só, porque São Brás é o santo ‘preferido’ dos rendufenses”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *