DestaqueVILA VERDE

Caminho minhoto Ribeiro recebe a ‘Compostela’

A Associação do Caminho Minhoto Ribeiro, da qual faz parte Vila Verde, recebeu “A Compostela”, documento que certifica o fim da peregrinação a Santiago de Compostela, confirmando a passagem do peregrino pelo referido caminho, cujas etapas constam, através de carimbo, na credencial do peregrino.

Este reconhecimento oficial da Igreja católica aconteceu a três dias do Ano Santo Compostelano (Xacobeo 2021), iniciado no dia 01 de janeiro, numa reunião realizada com o Deán da Catedral de Santiago de Compostela, Segundo Pérez López, onde foi apresentada toda a documentação científica e histórica sobre o percurso.

Neste encontro, participaram o Vice-Presidente da Associação do Caminho Minhoto Ribeiro e Presidente do Concello de Vedra, Carlos Martínez, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, em representação dos municípios portugueses, o historiador Castor Perez Casal, e os investigadores José Ramón Estevez e Candido Pazos.

A Associação do Caminho Minhoto Ribeiro, fundada em 2014 por 16 concelhos galegos, tem como objetivo recuperar, divulgar e valorizar este trajeto até Santiago de Compostela. Percurso em território galego, devidamente sinalizado, numa extensão de 173,70 quilómetros.

Mais recentemente, no dia 14 de dezembro, numa cerimónia realizada em Melgaço, com a presença Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, juntaram-se mais 6 municípios portugueses, entre eles Vila Verde. Assinado o protocolo de colaboração e concluído o levantamento, segue-se agora a marcação do caminho no terreno, cujo itinerário principal tem uma extensão de 75,3 quilómetros entre os concelhos de Braga e Melgaço.

O Caminho Minhoto Ribeiro está repleto de histórias e de um património riquíssimo, entre, hospitais, mosteiros, igrejas, capelas, cruzeiros, pontes medievais e romanas, adegas históricas, achados arqueológicos, nascentes termais e muito mais. Desde o dia 29 de dezembro, o peregrino que realizar este percurso ancestral já pode solicitar “A Compostela”, atestando a sua passagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *