CURIOSIDADES

Afinal, a tartaruga mais rara do mundo ainda pode ser salva da extinção

São boas notícias para começar 2021. Afinal, parece que a tartaruga mais ameaçada do planeta não está sozinha. Uma fêmea da mesma espécie foi agora encontrada no Vietname.

De acordo com o site IFLScience, uma tartaruga fêmea foi encontrada no lago Dong Mo, no Vietname, em outubro de 2020, tendo sido submetida a testes genéticos que confirmaram que é mesmo uma Rafetus swinhoei.

Além disso, há mais boas notícias: não só foi confirmada a existência desta nova fêmea, como foram avistadas outras duas tartarugas, que poderão ser da mesma espécie, tanto no mesmo lago, como nas proximidades do lago Xuan Khanh, também no Vietname.

“Num ano de más notícias e tristeza em todo o mundo, a descoberta desta fêmea pode dar-nos alguma esperança de que esta espécie poderá sobreviver”, disse, em comunicado, Hoang Bich Thuy, diretor nacional da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem do Vietname (WCS).

Isto porque aquela que se pensava ser a única tartaruga desta espécie tão rara era um macho, que se encontra no Jardim Zoológico de Suzhou, na China, e que aumenta exponencialmente as chances de salvar a espécie da extinção.

Segundo o mesmo site, na altura em que foi encontrada, a fêmea pesava 86 quilos e media cerca de um metro de comprimento. Os investigadores, que a devolveram no mesmo dia ao lago vietnamita, mas com um chip, disseram que é um animal “forte e saudável“.

Agora, a equipa está a planear uma visita às outras duas tartarugas avistadas, já durante a primavera deste ano, para confirmar não só a espécie, mas também o sexo. Se realmente forem espécimes da R. swinhoei, e se forem macho e fêmea, poderiam potenciar outro par de acasalamento, ou acasalar com o macho da China ou com a fêmea recém-descoberta.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *