AtualidadeMinho

Mergulho virtual reúne mais de 1000 pessoas em Portugal

A edição do Kids Dive Virtual 2021, um projeto de educação para a proteção do Oceano, começa dia 18 de janeiro, pelas 10h00, em dezenas de escolas de todo o país.

Esta primeira sessão conta com um mergulho virtual que reúne cerca de 1300 pessoas às quais se dará a conhecer a diversidade do mundo subaquático em formato 3D.

Dirigida a jovens dos 8 aos 17 anos de idade, esta experiência com máscaras de realidade virtual 360° em cartão reciclado (oferecidas a cada aluno) irá permitir um mergulho no oceano guiado por cientistas e comunicadores de ciência nacionais e internacionais.

Uma das intervenções estará a cargo de Paul Rose, líder das expedições da National Geographic Pristine Seas, mas todos os oradores irão falar acerca de questões de conservação do Oceano, da biodiversidade e dos habitats, a nível nacional e global.

O Kids Dive é um projeto criado em 2018 com o objetivo de alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade. Com uma componente 100% prática, que este ano, devido aos constrangimentos da pandemia, teve de ser convertida em digital, o projeto promove a sustentabilidade através da formação de uma geração azul que se pretende cada vez mais participativa.

O Kids Dive, quer na versão física quer na virtual, mantém a aposta na máxima interatividade e experiência pessoal na promoção de uma maior empatia com o Oceano, alinhada com a Estratégia Nacional para o Mar definida recentemente. Os principais lemas do projeto continuam a ser: “aprender fazendo” e “conhecer para preservar”.

O projeto é composto por mais dois dias de experiências únicas (e seguras, no contexto atual): uma saída de campo ao vivo através do Instagram, em que os alunos poderão interagir em direto com biólogos que vão estar em zonas marinhas a mostrar curiosidades científicas e histórias particulares da flora e fauna costeira em Portugal; e um terceiro dia onde poderão fazer uma visita virtual ao vivo ao Oceanário de Lisboa e ao Jardim Zoológico de Lisboa, onde irão ouvir falar sobre a biodiversidade e as ameaças associadas aos ecossistemas marinhos e muitas outras temáticas em literacia do Oceano.

De acordo com Frederico Almada (MARE-ISPA), biólogo e coordenador do projeto Kids Dive: “queremos alertar os mais jovens para a vida subaquática e permitir-lhes ver o oceano pela perspetiva dos seres que nele habitam despertando-os assim para o valor da conservação do património marinho. Procuramos desvendar o mundo subaquático aos participantes deste projeto de modo a despertar neles a necessidade de conservação deste património, fortemente ameaçado, na defesa do qual eles terão de ter um papel ativo”.

O Kids Dive é um projeto inovador na área da Educação, criado pelo MARE-ISPA e cofinanciado pelo Fundo Azul (Ministério do Mar), que envolve seis instituições de ensino superior portuguesas empenhadas em promover a “literacia do Oceano”.

Para além do Oceanário de Lisboa/Fundação Oceano Azul e Jardim Zoológico de Lisboa, este projeto tem como parceiros: o National Geographic Summit, a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável), as Câmara Municipal de Cascais, de Sintra, Viana do Castelo e muitas outras, a DRM da Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), a Escola Azul (DGPM), Atlantic Ridge Productions, a Nautilus – Escola Mergulho e outras escolas de mergulho em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *