Poeta amarense Vergílio Alberto Vieira edita em dois volumes meio século de poesia
O poeta amarense Vergílio Alberto Vieira (VAV) acabou de publicar “Novos Trabalhos Novos Danos”, obra poética em dois volumes que reúne meio século de poesia. VAV é um dos maiores poetas portugueses vivos, com uma obra literária que vai do teatro à ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil.
O poeta de Amares, que vive em Braga, e passou uma boa parte da sua vida a trabalhar em Lisboa como professor, escreve e reescreve aos 70 anos novos poemas que há quem considere “os textos mais belos da sua obra”.
Uma boa parte da produção poética de VAV, agora reunida em “Novos Trabalhos Novos Danos”, com poemas inéditos, demonstra a maturidade, em diferentes fases, que o poeta foi construindo ao longos dos anos.
Ivan Junqueira, no prefácio ao livro “Papéis de Fumar”, escreve que “há em Vergílio Alberto Vieira a busca incessante de uma identidade ontológica que se diria, não propriamente perdida, mas ainda por conquistar e que deve aqui ser entendida como um esforço no sentido do autoconhecimento. É como se o poeta procurasse insistentemente dentro de si mesmo, não o que perdeu, mas o que ainda não encontrou”.