Arqueólogos encontram sepulturas da Idade do Bronze perto de Stonehenge

Uma equipa de arqueólogos encontrou vestígios de sepulturas da Idade do Bronze e de cerâmicas neolíticas perto de Stonehenge, num local onde será construído um novo túnel rodoviário.

Arqueólogos realizaram escavações na estrada A303, que liga as cidades inglesas de Amesbury e Berwick, e descobriram vestígios de sepulturas da Idade do Bronze e de cerâmicas neolíticas a cerca de 260 quilómetros de Stonehenge.

De acordo com o The Guardian, as descobertas incluem vários túmulos que datam da Idade do Bronze e duas sepulturas do povo Beaker, que chegou à Grã-Bretanha há cerca de 4,5 mil anos, depois de Stonehenge ter sido erguido no final do período neolítico, há cerca de 5 mil anos.

Os especialistas acreditam que os artefactos encontrados durante as escavações podem revelar hábitos dos povos que viviam na região naquele período e, no futuro, podem ajudar a desvendar as teorias da origem do monumento.

“Encontramos muita coisa – evidências sobre as pessoas que viveram nesta região durante milénios, vestígios da vida quotidiana e até da morte”, disse Matt Leivers, arqueólogo e membro da Wessex Arqueologia, ao diário britânico.

A equipa suspeita de que os objetos do período neolítico encontrados, incluindo vestígios de cerâmicas e chifres de veado, possam ter sido deixados pelas mesmas pessoas que construíram o monumento. “Cada detalhe permite-nos descobrir o que estava a acontecer antes e depois da construção de Stonehenge.”

Os arqueólogos afirmam ter encontrado os restos de ossos de um jovem e de um bebé e um recipiente de cerâmica simples, que pode ter pertencido ao povo Beaker. A simplicidade da peça pode refletir a idade da pessoa que foi ali enterrada, já que a cultura Beaker é conhecida pelos seus objetos ornamentados.

Mais a sul, a equipa descobriu valas em forma de C. “É um estranho padrão de valas“, disse Leivers ao The Guardian. “É difícil dizer o que era, mas sabemos quantos anos tem porque encontramos um pote quase completo da Idade do Bronze numa delas.”

Os planos da empresa Highways England passam por construir um túnel com dupla faixa de rodagem para retirar a vista e o ruído do tráfego que passa ao lado do monumento. Em comparação com a A303, a nova estrada irá também reduzir o tempo de viagem.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *