CURIOSIDADES

Bill Gates prevê as próximas duas grandes ameaças à humanidade

Seis anos depois de ter alertado para a possibilidade de uma pandemia mundial, o co-fundador da Microsoft Bill Gates veio declarar o que acredita que poderiam ser os próximos dois desastres mortais a ameaçar a humanidade.

A TedTalk de 2015 de Bill Gates, intitulada “O próximo surto? Não estamos prontos”, ganhou força em março de 2020, depois que de a pandemia de covid-19 ter paralisado o mundo. Após a prevenção de um surto global do vírus do ébola em 2014, Gates alertou as pessoas sobre uma futura pandemia e como o mundo deve estar bem equipado para enfrentá-la.

Em entrevista a Derek Muller, apresentador do canal do YouTube Veritasium, o filantropo Bill Gates refletiu sobre a sua famosa previsão, falou sobre como se sente sobre estar certo sobre a pandemia e adiantou o que poderão ser os próximos dois desastres a ameaçar a humanidade: as alterações climáticas e o bioterrorismo.

“Não existe um sentimento bom em algo assim”, disse Bill Gates, acrescentando que ocasionalmente olha para trás e questiona-se se poderia ter sido mais persuasivo. Questionado sobre se previu um surto global em 2015, Gates explicou que, com muitos vírus respiratórios existentes no mundo, era inevitável que um vírus muito infeccioso causasse uma pandemia em algum ponto.

“Existem vários vírus respiratórios e, de tempos em tempos, um aparecerá”, disse Gates. “As doenças respiratórias são muito assustadoras porque ainda se anda numa avião ou num autocarro enquanto infeccioso, ao contrário de algumas outras doenças como o ébola, onde se está principalmente numa cama de hospital no momento em que a carga viral infeta outras pessoas.”

Quando questionado sobre qual poderia ser o próximo desastre para o qual não estamos preparados, Gates apontou dois que se encaixam no projeto, expressando as suas preocupações sobre um possível futuro que poderia ser ainda mais severo do que a atual pandemia.

“Um é a mudança climática. Todos os anos, isso representaria um número de mortes ainda maior do que [o que] tivemos nesta pandemia”, disse, acrescentando que a outra ameaça é o “bioterrorismo. Quem quiser causar danos pode engendrar um vírus e isso significa o custo e a hipótese de chegar a isto é maior do que epidemias de origem natural como a atual”.

Questionado sobre se os humanos conseguiria deter a próxima pandemia graças às lições aprendidas nesta, Gates foi categórico: “não”. “Haverá mais pandemias”, disse Gates, acrescentado acreditar que outra pandemia ainda poderia criar o caos, mas manteve a esperança de que, se as pessoas aprendessem com a pandemia e se adaptassem, as coisas poderiam mudar para melhor.

Maria Campos, ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *