CIM-Cávado sugere variantes de Vila Verde e Terras de Bouro para o Plano de Recuperação e Resiliência

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) apresentou os seus contributos no âmbito do processo de Consulta Pública relativa ao Plano de Recuperação e Resiliência. Foram sugeridas alterações em 10 componentes do Plano.

Na proposta estão incluídas, entre outras, da Variante do Cávado com ligação às áreas de acolhimento empresarial de Gême, UF Pico de Regalados, Gondiães e Mós e de Coucieiro e de Oleiros, Vila de Prado, Cervães e Cabanelas, no município de Vila Verde; requalificação da N307 enquanto ponto de ligação direta ao eixo da Vigo – Braga, em Terras de Bouro, junto ao Parque Nacional da Peneda Geres, em S. João de Campo, e à N103 (Braga-Chaves).

A construção da via Intermunicipal Homem-Lima que consiste ligação rodoviária do concelho de Terras de Bouro, em S. Bento da Porta Aberta, ao acesso à autoestrada (A3) em Ponte de Lima; bem como a requalificação da estrada florestal, para circulação e estacionamento rodoviário, complementado com implementação de uma ecovia, no lugar da Cachoeira que consistirá numa nova ligação o S. Bento da Porta e a Vila Termal do Gerês, estão também sugeridas.

A requalificação da N205 no troço que liga a cidade de Barcelos à Vila de Prado e intervenção nas estradas nacionais EN’s 103, 204 e 205, e as diversas Variantes em Esposende: Apúlia; Ofir; cidade de Esposende e A28 Antas/Forjães fazem parte do documento da CIM-Cávado.
Aprovado por unanimidade, estas propostas acrescem aos contributos remetidos, ao mesmo procedimento, pelos municípios que integram a CIM Cávado.

Para além das Infraestruturas, foram incluídas sugestões nas componentes de Respostas Sociais; Eliminação das Bolsas de Pobreza em Áreas Metropolitanas; Qualificações e Competências; Mobilidade Sustentável (Bus Rapid Transit Braga); Eficiência Energética em Edifícios; Escola Digital; Qualidade e Sustentabilidade das Finanças Públicas; Justiça Económica e Ambiente de Negócios; Administração Pública – Digitalização, Interoperabilidade e Cibersegurança.

A Comunidade Intermunicipal aprovou, por unanimidade e aclamação um Voto de Louvor ao Município de Braga pela distinção internacional de European Best Destination 2021, felicitando todas as entidades, e em particular a Câmara Municipal de Braga, pelo sucesso obtido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *