AtualidadeMinho

Plataforma de inovação Fibrenamics cria polo no Brasil

A plataforma de inovação Fibrenamics, da Universidade do Minho, vai ter um polo no Brasil, acentuando a sua internacionalização. A valência fica sediada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Apucarana, no sul do país.

A Fibrenamics Brazil inicia atividade a 16 de março, num roadshow virtual sobre fibras naturais e as suas aplicações, mostrando os 10 anos do projeto em Portugal, com 25 milhões de euros captados em I&D e 300 entidades parceiras.

“Temos delineada a expansão e internacionalização da Fibrenamics para os próximos anos e percebemos que os nossos serviços se adaptariam com relativa facilidade à indústria brasileira”, afirma o diretor executivo da Fibrenamics, Fernando Cunha.

Após um polo criado há cinco anos em São Miguel, nos Açores, surge agora o hub brasileiro. O acordo com a UTFPR está a ser ultimado e visa estimular a pesquisa científica e inovação tecnológica em setores como o têxtil, a arquitetura ou saúde no estado do Paraná, transferindo o know-how gerado na UMinho e na UTFPR.

O coordenador local é Aloysio Gomes, professor e diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR. “O Brasil é um dos mercados com maior potencial de crescimento, mas ainda precisa de dar o salto. A partilha de experiência e conhecimento da Fibrenamics com investigadores e gestores brasileiros será com toda a certeza muito frutífera”, refere.

Inovações com sucesso no mercado
A Fibrenamics é uma plataforma multidisciplinar da UMinho para o “mundo das fibras”, com destaque nos setores de arquitetura, construção, desporto, medicina, proteção, transportes e têxteis-lar. Foi finalista dos Prémios Regiostars 2020 e a Comissão Europeia destacou-a também pelas boas práticas na cooperação academia-indústria.

Tem 45 patentes e produtos inovadores com sucesso no mercado, como materiais de proteção na pandemia, roupa interior para incontinentes, além de portas antifogo, ruído e micróbios, equipamentos de proteção das Forças Armadas, pijamas para acamados e meias com eletroestimulação. Soma mais de 700 artigos em conferências e revistas científicas, 100 eventos em vários países, a organização de congressos mundiais, de concursos de inovação e de uma série televisiva e conta ainda com 300 parceiros, desde unidades de I&D de vários países, agentes empresariais, escolas básicas e secundárias e mass media. O site oficial é www.fibrenamics.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *