AtualidadeTERRAS DE BOURO

Terras de Bouro quer classificar Duas Pontes de Rio Caldo como património nacional

O Município de Terras de Bouro será o promotor de uma candidatura que tem como objetivo classificar as duas pontes de Rio Caldo a Património de Valor Nacional.

Nesse seguimento, decorreu uma reunião online de trabalho que contou com a participação da senhora Vereadora da Cultura, Ana Genoveva, do responsável pela elaboração do dossiê da candidatura, Manuel Pereira e também do Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, a quem a Vereadora deu a conhecer a candidatura e pediu um apoio institucional que irá reforçar o processo no momento oficial da sua submissão à DRCN.

As duas pontes foram obra do Engenheiro Edgar Cardoso, o engenheiro que idealizou e construiu mais de 500 pontes em todo o mundo. Autor de algumas das mais notáveis obras de engenharia portuguesa do século XX.

As pontes de Rio Caldo foram construídas em 1954, tendo em vista a subida do nível das águas do rio Cávado e a criação do espelho de água, consequências da construção da barragem da Caniçada.

Delicadas, mas ao mesmo tempo de aspeto vigoroso, elegantes e bem integradas com a paisagem circundante, estas pontes são um símbolo da engenharia portuguesa daquele tempo.

A candidatura irá dignificar ainda mais esta obra de engenharia, na freguesia de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *