AtualidadeMinho

Grupo aliciava homens em apps de encontros para depois os extorquir

A GNR identificou dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 38 anos, por burlas e extorsões através da internet, na área metropolitana de Lisboa.

Num comunicado enviado às redações, os militares revelam que a investigação estava a decorrer desde janeiro, após a denúncia de um homem, no posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, a dar conta que estava a ser chantageado por uma mulher que conheceu numa aplicação de encontros.

De acordo com o homem, a suspeita ameaçava-o de divulgar fotos íntimas trocadas entre ambos.

Após várias diligências policiais, os guardas apuraram que não era apenas uma mulher que estava a cometer o ilícito, mas sim um grupo e que este já tinha feito várias vítimas.

A abordagem inicial era feita pelas mulheres que, após “seduzirem” os homens, faziam com que estes enviassem fotos de cariz íntimo e sexual, para depois os ameaçar com a divulgação das imagens nas redes sociais e junto dos familiares mais próximos, se estes não lhes dessem dinheiro.

No seguimento da investigação, conta ainda a GNR, as vítimas chegaram a efetuar várias transferências bancárias, que ascendiam os 2.500 euros.

Os militares efetuaram assim quatro buscas domiciliárias que culminaram na apreensão de cinco telemóveis, diversa documentação e comprovativos de transferências bancárias.

Na sequência dessa ação policial, os quatro suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Póvoa de Lanhoso.

Além da GNR, a operação contou como reforço da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial de Lisboa e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Antes de terminar a nota, a GNR relembra que, ao partilhar imagens ou vídeos íntimos de cariz sexual através das redes sociais ou aplicações, estes podem vir a ser utilizados para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *