GNR impede debandada ao Gerês como escape ao confinamento

A GNR impediu durante este domingo uma debandada à zona da Mata de Albergaria, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, de famílias e grupos, para escaparem ao confinamento. A força de segurança multou elevado número de automobilistas, como apurou o ‘Terras do Homem’.

Militares do Posto Territorial da GNR da Vila de Terras de Bouro, ao longo de todo o dia, mandavam parar quem circulava pela freguesia de Campo do Gerês (antiga localidade de São João do Campo), em direção à Bouça da Mó, à Mata de Albergaria ou à Barragem de Vilarinho da Furna. A maioria dos automobilistas não tinha motivos para circular e não residiam, sequer, no concelho de Terras de Bouro.

A partir daí, seguiu-se a fase da aplicação das multas, em que cada cidadão paga 100 euros em caso de negligência ou 200 euros se houver dolo. Houve muitas contraordenações, dado o estado de emergência e a proibição de sair do concelho de residência no fim de semana.

Um dos multados, João Rodrigues, do concelho vizinho de Ponte da Barca, de uma aldeia a escassos quilómetros daquela zona entre as Serras Amarela e do Gerês, referiu ao ‘Terras do Homem’ que “estávamos em casa e viemos dar uma volta, isto é mesmo assim, somos daqui de pertinho, a poucos quilómetros, já preferimos vir aqui para a zona da montanha para não irmos para a cidade, porque se ficarmos em casa damos em malucos, embora a gente saiba que não se pode circular para longe, mas pensávamos que aqui não fazia mal”.

One thought on “GNR impede debandada ao Gerês como escape ao confinamento

  • 23/03/2021 em 23:21
    Permalink

    Campo do Gerês (antiga localidade de São João do Campo)… Porque localidade antiga? Não deixa de ser são João do campo, só mudou o nome.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *