Amares

Mensagem pascal da designer Sylvie Castro chega a várias paróquias de Amares

“Uma Páscoa peculiar, leva-nos a refletir sobre a essência para lá da aparência…” a criação artística de Sylvie Castro ao serviço das comunidades/igreja do concelho de Amares.

As paróquias do Padre António Magalhães recebem por estes dias um Postal muito especial, a assinalar a Ressurreição de Jesus Cristo com uma mensagem Pascal. Este ano, a tradição vai cumprir-se, mas de uma forma diferente.

À semelhança do Natal – numa versão atualizada – o desafio lançado à designer amarense, pelo pároco, é de “criar um postal nos mesmos moldes, alusivo à Páscoa, festa da Vida, do Amor, da Luz. Cristo Ressuscitado (Cristo glorioso = sem cruz mas com as marcas nas mãos e chaga aberto do lado do coração) pudesse abrasar (abraçar, curar, carregar, iluminar) aqueles que mais têm sido crucificados por esta pandemia”, revela a designer, acrescentando, “no fundo, todas as pessoas…”
Segundo o P. Magalhães “nesta ideia um pouco estranha, haveria talvez um Monte ou Mar, algo do género, cheio de homens e mulheres crucificados, literalmente pregados à cruz e a representar os vários sectores da sociedade atingidos pela pandemia. Cristo sem Cruz = glorioso, que quer abraçar, carregar nos braços, iluminar, todos os crucificados desta pandemia…”

O desafio lançado foi abraçado pela designer, mais uma vez, com uma interpretação pessoal, introspetiva e emocional. Sylvie Castro refere ainda que “faz todo o sentido criar para as comunidades/igreja uma vez que também faz parte delas, sentindo até um certo orgulho pela solicitação”.

Deixe um comentário