AtualidadeMinho

Projeto ‘Amor Não Tem Idade’ é um dos candidatos ao Orçamento Participativo de Barcelos

João Silva, voluntário da SOPRO, apresentou uma proposta ao Orçamento Participativo de Barcelos onde pretende ver adquiridos os recursos necessários para alargar o âmbito de atuação e conseguir combater a solidão dos idosos do concelho, através do projeto ‘Amor não tem idade’.

‘Amor Não Tem Idade’ procura combater a solidão e o isolamento social da população mais envelhecida de Barcelos, através de práticas participativas e intergeracionais, tendo sempre em vista a estimulação motora e cognitiva desta, de forma a enriquecer o seu dia a dia e contribuir para um Envelhecimento Ativo.

O projeto chega dessa forma à população mais envelhecida de Barcelos, através de diversas atividades e um voluntariado contínuo e comprometido dos jovens barcelenses, apoiando as poucas respostas existentes na luta contra a solidão.

Com o projeto também é possível sinalizar e dar resposta aos casos que necessitam de uma intervenção social mais urgente, contínua e específica que de outra forma permaneceriam invisíveis.

O projeto contribui para a criação de uma “comunidade habitável” em Barcelos, conceito este que liga o design físico, a estrutura social e as necessidades de todas as gerações que compartilham um local comum.

O projeto prevê a aquisição de uma carrinha para realizar o transporte dos voluntários que não têm outra forma de se deslocar às casas dos idosos que acompanham e é também será necessária para realizar transportes pontuais de idosos para determinados serviços; a produção do livro “Contos de Barcelos” com histórias antigas de alguns idosos do concelho; a produção do “Manual de Atividades e Estimulação” e a aquisição de Material Técnico para os Rastreios de Saúde e para a concretização do Plano de Estimulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *