AtualidadeMinho

Braga cria Plano Municipal de Saúde

O Gabinete Municipal de Saúde, em Braga já está a funcionar no Shopping Santa Tecla (Rua Professor Machado Vilela nº 120 – 1º Piso) e agrega todos os projetos que o Município de Braga desenvolve na área da saúde e bem-estar.

Atualmente está em funcionamento no local o Centro de Apoio à Saúde Oral do ‘Braga a Sorrir’ e o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB). No início de Maio irão abrir os Gabinetes de Apoio à nutrição, psicologia e prescrição de exercício físico.

Está também em estudo a possibilidade de desenvolver campanhas de sensibilização, juntamente com o Projeto Homem, direcionadas para a dependência de ecrãs, um tema que tem vindo a causar crescente preocupação nas autoridades de saúde.

Relativamente ao Plano Municipal de Saúde (PMS), elaborado para o período compreendido entre 2021 e 2026, trata-se de um documento essencial para a definição a longo prazo das políticas municipais nesta área. Pretende contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença da população Bracarense, através da articulação com diversos agentes, orientando a sua atuação para o alcance de uma Cidade mais saudável.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, torna-se evidente o papel de enorme importância que a atuação municipal tem na promoção e proteção da saúde e bem-estar dos cidadãos. “As cidades e os seus decisores estão numa posição única para proporcionar a adequada liderança para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Ao longo do tempo os municípios, em articulação com os parceiros locais, foram assumindo cada vez mais protagonismo nesta área. Este documento vem ajudar-nos a termos uma perspetiva transversal das respostas existentes na área da saúde e a desenhar as políticas adequadas face aos problemas identificados”, afirmou, referindo ainda que as novas instalações do Gabinete Municipal de Saúde permitem aos profissionais e às pessoas que procuram o espaço usufruir de excelentes condições.

PMS traça perfil de saúde de Braga
Para alcançar os objetivos elencados no PMS foram delineados cinco aspetos relevantes a ter em consideração: a promoção do bem-estar físico e mental; a prevenção de comportamentos de risco; a promoção de literacia e educação para a saúde; a equidade, cidadania e igualdade de género e a qualificação ambiental e desenvolvimento territorial.
O desenvolvimento da sociedade tem-se traduzido num peso crescente de influência das condições socioeconómicas, culturais e ambientais no estado de saúde do indivíduo.

Neste plano é traçado um perfil de saúde de Braga, isto é, uma extensa análise à realidade local que inclui fatores como a caracterização sociodemográfica, ambiente, população, escolaridade, economia, criminalidade, habitação, natalidade, mortalidade e cuidados de saúde.

Os Eixos Estratégicos do Plano Municipal de Saúde incluem a capacitação do indivíduo, a criação de comunidades e ambientes promotores de saúde, a diminuição do impacto das doenças não transmissíveis (DNT’s) na população, a melhoria da esperança de vida saudável e a centralização do sistema de saúde nas pessoas e na sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *