DestaqueVILA VERDE

Cinco poetas de Vila Verde são destaque em exposição de pintura na Biblioteca

Maria do Céu Nogueira, José Fernandes Silva, Maria Adelina Vieira, João Lobo e Serra de Nevada são os cinco poetas de Vila Verde que viram poemas da sua autoria pintados por Sílvia Mota Lopes, patentes numa exposição inaugurada, hoje, na Biblioteca Machado Vilela. Para ver até 30 de abril.

No total são 32 quadros inspirados em poemas de outros tantos poetas, num trabalho que a artista natural de Braga, mas com raízes em Soutelo vem desenvolvendo desde agosto. “A arte é um ato de amor”, disse Sílvia Mota Lopes na inauguração explicando que “durante o confinamento, um poema de Maria José Fidalgo foi alvo de uma pintura”. O trabalho final foi o mote para pedir “emprestados poemas a outros escritores” e concretizar a atual mostra.

“Os poemas são todos diferentes, têm as suas características próprias” o que se transformou num desafio ainda maior. Depois de falar com a Vereadora da Cultura, Sílvia aceitou pintar os poetas vilaverdenses. “Faz sentido pintar poetas do sítio onde vou expor”, acrescentou, por isso, a exposição é itinerante e pode chegar a vários locais do país e do Mundo.

A vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, considerou a exposição como “mais uma história que esta casa terá para contar”. Para a autarca, a exposição “é uma ideia feliz” e agradeceu à pintora o desafio de pintar os poetas vilaverdenses, através de poemas escolhidos pela própria vereadora.

Os seis quadros, há mais um retrato do patrono da Biblioteca, Machado Vilela, vão ficar em Vila Verde e engrossar o espólio municipal. Para o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, a exposição “é, também, o reconhecimento a todos aqueles que, no passado, contribuíram para que este acontecimento fosse possível”.

Referindo-se aos cinco poetas, “são pessoas que dinamizaram culturalmente o concelho e engrandeceram a Biblioteca e Vila Verde. É desta gente que o desenvolvimento cultural do concelho é feito e são um exemplo, já que estão sempre prontos a ajudar sem pedir nada em troca”.

A sessão contou com a participação de uma aluna da Academia de Música de Vila Verde e com a participação de alunos da Escola Secundária de Vila Verde pertencentes ao grupo ‘Verde Em Cena’ que declamaram os cinco poemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *