Águas do Norte inicia obras de saneamento em alta em freguesias de Viana do Castelo

A Águas do Norte vai avançar com a empreitada de execução do Subsistema de Saneamento de Lanheses/Geraz do Lima, intercetores e estações elevatórias a montante da estação elevatória de Forcada, beneficiando as Freguesias Cardielos e Serreleis, Torre e Vila Mou, no Município de Viana do Castelo, no que diz respeito ao tratamento das respetivas águas residuais.

Esta empreitada integra cerca de 7.400m de tubagem e 5 estações elevatórias, localizadas nas freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou. O destino final destes emissários será a estação elevatória de Forcada já construída, que fará o transporte do efluente até à ETAR de Lanheses-Geraz do Lima, garantindo o encaminhamento para destino adequado das águas residuais geradas por cerca de 3.073 habitantes residentes.

A Águas do Norte apela à compreensão de todos os habitantes das freguesias de Cardielos e Serreleis, Torre e Vila Mou para os eventuais transtornos causados pelas obras, as quais decorrerão junto ao Rio Lima ao longo da ecovia existente entre Cardielos e Torre, e ao longo da Veiga de Torre até Forcada.

É uma obra de vital importância para as freguesias atingidas, sendo-o igualmente para os objetivos gerais do nosso País no tocante à prestação de serviços básicos de saneamento com qualidade e ajustados às necessidades de toda a população, reconhecendo estes serviços como um direito humano e um pilar fundamental para o sustentável crescimento verde salutar para todos.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *