Curiosidades

Profitecla Braga abre candidaturas para o ano letivo 2021/2022

O polo de Braga, da Maior Escola Profissional em Portugal, tem as candidaturas abertas para o ano letivo de 2021/22, nos cursos profissionais de Turismo, Restaurante/Bar, Cozinha/Pastelaria, Comunicação e o CEF de Empregado de Mesa.

Os cursos profissionais são direcionados a jovens até aos 19 anos com o 9º ano de escolaridade e o CEF para jovens com o 8º ano ou frequência, sem aprovação, do 9º ano.

Em resposta às necessidades das organizações e tecido empresarial regional, a Profitecla Braga mantém a aposta da sua oferta formativa aos jovens da região. Todos os Cursos Profissionais são gratuitos e têm a atribuição de subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material, bolsa de personalização e subsídio de alojamento quando aplicável.

Têm a duração de três anos, dão acesso à certificação escolar do 12º ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao Ensino Superior e entrada no mercado de trabalho. Já o curso CEF permite obter a Certificação Profissional de 9º ano de escolaridade.


Ensino num ambiente inovador e apoiado em ferramentas digitais

As Escolas da Rumos Education (nas quais a Profitecla se insere) oferecem um projeto pedagógico diferenciado aos alunos do século XXI que vai ao encontro do novo perfil dos jovens deste milénio.

O conceito inovador do aluno_21 é caracterizado pelo pensamento acelerado e ações diferentes, fruto de uma relação muito próxima com a tecnologia. O método pioneiro das Escolas Rumos Education possibilita aos jovens abraçarem o ensino como um desafio, uma mão cheia de oportunidades, dando a capacidade de aprender e de trabalhar de forma colaborativa, num ambiente estimulante e inovador, apoiado em ferramentas digitais.

Possibilitando ainda, experiências internacionais e desenvolver competências técnicas, sociais e emocionais, assim como o seu sentido de responsabilidade social e ambiental.

Apesar do regresso às aulas presenciais, cumprindo todas as condições de segurança, a Profitecla mantém a aposta em plataformas complementares de apoio à aprendizagem como é o caso do Microsoft Teams e da Kahn Academy. Estas ferramentas já vinham a ser usadas desde o início do ano letivo no âmbito do projeto aluno_21.

A Direção explica que se trata de “usar a tecnologia e ferramentas que já vínhamos a implementar ao longo dos últimos anos e que neste momento se mostram absolutamente essenciais para garantir o normal funcionamento das nossas escolas, desde as aulas até ao trabalho administrativo. O feedback que temos de toda a comunidade educativa é excelente”.

Profitecla já formou mais de 9000 jovens ao longo de mais de 30 anos
Com mais três décadas de existência, a Escola Profissional Profitecla já formou mais de 9000 alunos, prevendo no ano letivo de 2020/2021 formar cerca de 600 jovens. Presente em 7 polos distribuídos por várias cidades do país – Viseu, Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa e Porto – a Profitecla permite uma formação profissional e académica de elevado nível, que alia a componente teórica à prática.

Esta escola profissional apresenta uma série de vantagens para os alunos tais como aprender uma profissão para mais facilmente entrar no mercado de trabalho, possibilidade de prosseguir os estudos para o ensino superior, compreender desde cedo as normas e os valores das organizações onde posteriormente irão trabalhar, conhecimento aprofundado do mercado, formação em contexto de trabalho (estágios profissionais), ou acompanhamento diferenciado de acordo com as necessidades de cada aluno.

Deixe um comentário