Minho

Amares com 7, Vila Verde com 24 e Terras de Bouro sem casos nos últimos 14 dias

Segundo o relatório diário da Direção Geral da Saúde, o concelho de Amares registou 7 casos de pessoas com Covid-19 nos últimos 14 dias, um ligeiro aumento de uma semana para outro. Terras de Bouro manteve ‘imune’, isto é, sem casos e Vila Verde registou 24, praticamente o mesmo em relação à última semana.

Com estes números, os três concelhos mantêm o mesmo nível de risco, isto é, o mais baixo da escala.

Há 41 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 30 de abril, que reporta também 460 novos casos da Covid-19, mas nenhum óbito – pela segunda vez esta semana.

Na sexta-feira passada, recorde-se, eram 43 os concelhos que ultrapassavam o limite definido pelo Governo.

Olhando para o relatório da DGS, que traz números atualizados até 27 de abril, o concelho onde a situação é mais grave é Odemira (562 casos).

As freguesias de São Teotónio e de Longueira-Almograve, em Odemira, estão, aliás, em cerca sanitária a partir de hoje, devido à elevada incidência de casos de Covid-19, sobretudo entre trabalhadores do setor agrícola, conforme foi anunciado ontem pelo primeiro-ministro, António Costa.

Portugal está no ‘verde’
Como já é habitual, o relatório da DGS vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que tem servido de ‘bússola’ para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está novamente no verde.

O Rt nacional e no território continental está nos 0,98. Já a incidência nacional está nos 66,9 e no continente é de 64,3 – valores que representam uma descida em relação à última atualização (69,3 e 66,5 respetivamente).

Portugal voltou a não registar, pela segunda vez esta semana, qualquer morte associada à Covid-19. O país diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 460 casos de infeção, indica o boletim epidemiológico divulgado pela DGS, esta sexta-feira.

Com esta atualização, Portugal passa a contabilizar desde o início da pandemia 836.493 casos confirmados, 16.974 mortes e 795.838 recuperados (+512 nas últimas horas).

Deixe um comentário