Conselho Local de Ação Social de Terras de Bouro apresentou projetos a desenvolver no concelho

O Conselho Local de Ação Social de Terras de Bouro esteve reunido e na parte inicial da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, saudou os parceiros, agradecendo igualmente a presença dos mesmos.

A abertura foi marcada pela apresentação dos relatórios de monitorização semestral relativos ao 1º e 2º semestres de 2020 do CLDS 4GEIRA, assim como, também do CLDS 4GEIRA, a apresentação do relatório de execução anual relativo ao ano de 2020.

Seguiu-se a análise e votação de novos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Covide e de Vilar da Veiga, no âmbito das candidaturas apresentadas ao Programa PARES 3.0. O Centro Social e Paroquial de Covide apresentou candidatura para obras de ampliação, tendo em vista a criação de 12 novos lugares na resposta social ERPI e o Centro Social e Paroquial de Vilar da Veiga apresentou candidatura para obras de remodelação e de ampliação, tendo em vista a criação de 8 novos lugares na resposta social ERPI e a remodelação dos atuais 12 lugares de ERPI e 20 de SAD.

Em relação à pretensão do Centro Social de Covide, o Núcleo Executivo do CLAS (NE) emitiu parecer favorável, sobre o qual o plenário deliberou, por unanimidade, concordar. Quanto à pretensão do Centro Social de Vilar da Veiga, o NE emitiu parecer favorável, sobre o qual os parceiros concordaram por maioria.

Logo depois procedeu-se à eleição de dois elementos para integrar o Núcleo Executivo do CLAS. Além dos representantes da Segurança Social, Câmara Municipal e das IPSS´s, entidades obrigatórias, o Presidente da Câmara Municipal propôs que continuassem a integrar o NE as duas entidades anteriores, Educação e Saúde.

Posto à votação dos parceiros, foi deliberado, por unanimidade, eleger os representantes da Saúde (Aces Cávado II Gerês/Cabreira) e da Educação (Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro) para integrar o Núcleo Executivo.

Foi apresentado o pedido de adesão ao CLAS pela Associação Sóciocultural e Desportiva de Valdosende (IPSS) que, colocado à votação dos parceiros, foi assim deliberado, por maioria, concordar com a adesão daquela Associação ao CLAS.

Por último, decorreu a apresentação do Jardim Terapêutico e Sensorial do Centro Social de Vale do Homem, valência que esta instituição implementou na estrutura Casa da Alegria, em Vila Verde. Trata-se de uma resposta que oferece terapias inovadoras e diferenciadoras e está aberta a toda a comunidade e utentes das IPSS´s parceiras.

A terminar, o Presidente da Câmara aproveitou o momento para agradecer e enaltecer o trabalho desenvolvido por todas as entidades presentes nesta reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *