DestaqueMinho

Braval une-se a campanha europeia para sensibilizar para lixo abandonado

De 9 de maio a 28 de novembro, realiza-se a campanha europeia Let’s Clean Up Europe (LCUE) – Vamos Limpar a Europa, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a quantidade de lixo abandonado.

Esta campanha é promovida pela EWWR, entidade organizadora da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, da qual a Braval é coordenadora na área de abrangência dos Municípios de Amares, Terras de Bouro, Vil Verde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Braga.

A edição 2021 traz algumas novidades importantes, como a alargamento do período de realização, de modo dar a todos a oportunidade de organizar eventos de limpeza, compatíveis com as condições meteorológicas e com as restrições sanitárias decorrentes da situação pandêmica.

Outra novidade é a possibilidade de organizar ações de plogging, uma prática desportiva que combina corrida e recolha de lixo.

A campanha é um apelo à ação, unindo ações de limpeza em toda a Europa, registadas numa plataforma comum, e que dará acesso a várias ferramentas operacionais e de comunicação, que podem ajudar na organização deste tipo de eventos.

As diretrizes incluem indicações sobre os meios necessários e sobre as regras que devem ser seguidas. Os participantes terão que encontrar, recolher e diferenciar lixo, termos que indicam todos aqueles pequenos itens que são abandonados no caminho pelos humanos.

“O objetivo é limpar o território, mas também tomar consciência da quantidade de lixo que podemos encontrar em todos os lugares e sobre como uma ação coletiva e coordenada pode fazer a diferença”, refere o administrador do Braval, Pedro Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *