AMARESDestaque

Amares vai aderir ao Green Cities Award

O executivo municipal de Amares aprovou uma proposta para aderir ao acordo Green Cities Award, uma iniciativa que pretende tornar as cidades de toda a europa mais limpas e saudáveis.

Este acordo, denominado em português por Acordo Cidade Verde, visa mobilizar e incentivar os autarcas europeus a colocar em prática estratégias mais sustentáveis de desenvolvimento, nomeadamente no que diz respeito a melhoria da qualidade do ar; conservação da natureza e da biodiversidade; redução da poluição sonora; melhoria da gestão dos resíduos municipais, impulsionando a economia circular e melhoria da qualidade da água e a eficiência da utilização da água.

A adesão surge considerando a estratégia ambiental que tem vindo a ser implementada pelo Município de Amares, que tem conta já com dois centros dedicados à economia circular (Urjalândia a Circular e Ecocanil), tem em prática um estudo dos bio resíduos, um plano de mobilidade e diversas acções de sensibilidade ambiental levadas a cabo, explicou o vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro.

“Esta oportunidade vai permitir rentabilizar as iniciativas que vêm sendo prosseguidas e captar novas oportunidades de financiamento, networking e uma melhor comunicação entre a UE e os decisores políticos locais”, acrescentou.

O Acordo Cidade Verde complementa o atual Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, sendo igualmente de adesão voluntária, disponível para todas as cidades na União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *