AtualidadeMinho

Livro “Casa Alberto Sampaio” lançado hoje na Loja Oficina em Guimarães

A Oficina apresenta, hoje, às 18h00 uma nova publicação dedicada à Casa Alberto Sampaio, edifício localizado na Rua Rainha D. Maria II, em pleno Centro Histórico de Guimarães, onde se encontra atualmente a Loja Oficina (LO).

A abordagem a este estudo monográfico sobre a atual Casa Alberto Sampaio baseia-se, essencialmente, na evolução do património material e no percurso de vida das sucessivas gerações de ascendentes de Alberto Sampaio que nela habitaram e cuja propriedade detiveram ao longo de quase todo o século XIX.

A cada um dos seus titulares é dedicado um capítulo próprio, a que se acrescentou um epílogo onde se dá conta do destino posterior da casa a partir de 1873, ano em que deixou de pertencer à família, até aos nossos dias.

“Casa Alberto Sampaio: Uma saga de quatro gerações” é uma publicação da autoria de Emília Nóvoa Faria e António Martins, contendo um estudo complementar sobre a Rua dos Mercadores da autoria de Antero Ferreira.

A entrada na Loja Oficina para marcar presença no lançamento do livro é gratuita, mediante marcação prévia através do e-mail bilheteira@aoficina.pt ou do telefone 253 424 700, sendo a lotação limitada.

De recordar que a Loja Oficina, para além de uma casa que é um espaço de venda de artesanato local onde trabalham, diariamente, as artesãs d’A Oficina que garantem a produção do Bordado de Guimarães e da Cantarinha dos Namorados, está igualmente associada a esta figura emblemática intimamente relacionada a Guimarães.

Aqui nasceu e viveu Alberto Sampaio, um dos homens fundamentais do século XIX na cidade berço. E aqui existe e pode ser visitada a exposição In Memoriam em sua honra, que é também o mote para um percurso pela cidade, em busca dos sítios que, há quase dois séculos, foram cenários de acontecimentos da geografia afetiva, social e intelectual de Alberto Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *