AtualidadeMinho

Braga evoca autores galegos Carvalho Calero e Xela Arias

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em Braga, acolhe até final do mês a iniciativa cultural “Letras Galegas 2021”, com uma exposição, uma atuação musical, um colóquio e uma conversa.

O evento destaca os escritores galegos Ricardo Carvalho Calero (1910-1990), pai do “reintegracionismo linguístico” e primeiro catedrático de Língua e Literatura Galegas, e Xela Arias Castaño (1962-2003), a poeta rebelde e multifacetada que traduziu para galego gigantes como James Joyce, Charles Baudelaire, Jorge Amado e Camilo Castelo Branco.

A vida e obra de Carvalho Calero é evocada na exposição “A voz presente”, com uma dezena de painéis patente até dia 31. A abertura da exposição de Carvalho Calero na BLCS contou entre outros com o professor Carlos Quiroga, da Universidade de Santiago de Compostela, e um “momento gaiteiro” pela Escola de Música Tradicional de Ponte Velha. O programa de Braga é organizado pelo Centro de Estudos Galegos da UMinho, pela BLCS, pela Xunta da Galiza e pelo Município da Corunha.

No dia 25, às 18h00, prevê-se uma conversa online sobre Xela Arias e a poesia galega, com a participação da presidente da Associação Galega da Crítica, María Xesús Nogueira, e dos escritores Nuria Vil, Vanessa Glemsel, Tiago Alves Costa, Hugo Milhanas Machado e Raúl Costas Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *