Deputado Carlos Eduardo Reis visita a exploração de Bouça da Guelha e Alvarães

O deutado do PSD, Carlos Eduardo Reis, visitou a exploração de Bouça da Guelha e Alvarães, que se localiza na freguesia de Fragoso, no Concelho de Barcelos e que se estende a outras quatro freguesias do Concelho de Viana do Castelo, a propósito do projeto de ampliação e fusão das concessões mineiras nesta zona.

Esta visita, na companhia do Presidente da Junta de Freguesia de Fragoso, José Maria Baptista, visa tomar conhecimento da situação no terreno e surge após o Grupo Parlamentar do PSD requerer a audição dos autarcas das freguesias que serão afetadas pela ampliação das concessões mineiras, bem como do Movimento dos Cidadãos do Vale do Neiva.

Sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), este é um projeto que pretende aumentar a área atual de exploração de caulino de 50, 2 hectares para 74,5 hectares.

Face aos impactes ambientais em perspetiva, podendo afetar também a qualidade de vida das comunidades locais, a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, em reunião de 28/04/2021 aprovou a audição do Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, do Diretor Geral de Energia e Geologia, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Contudo, o Grupo Parlamentar do PSD defende que esta audição deve também abranger as Juntas de Freguesia afetadas pelo projeto, dado a sua maior proximidade territorial, sendo os agentes mais próximos das populações.

“Assim, esta visita torna-se imprescindível, de forma a que a avaliação política deste projeto seja feita a partir de considerações de quem teve o contacto direto no terreno com esta situação, tomando conhecimento do verdadeiro impacto da expansão desta exploração para as comunidades locais”, refere o deputado, em comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *