AtualidadeMinho

Tanatório de Braga cumpre todas as normas de emissões de efluentes gasosos

O estudo da qualidade do ar realizado junto ao Tanatório de Braga revela que este equipamento municipal cumpre todas as normas de emissões de efluentes gasosos.

Os resultados foram apresentados à Associação de Moradores das Enguardas e à Junta de Freguesia de S. Victor, pela vereadora responsável pela Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais.

Neste encontro realizado a pedido da Autarquia, Olga Pereira garantiu que estão assim asseguradas as questões de salubridade e segurança em termos de saúde pública.

“Depois das queixas apresentadas pelos moradores daquela zona, a Câmara Municipal solicitou um estudo à qualidade do ar, cujas amostras reportam ao mês de Março deste ano. O relatório agora conhecido comprova que estão a ser cumpridas todas as normas de funcionamento por parte do concessionário do Tanatório e que não existem quaisquer riscos para a saúde pública”, explicou Olga Pereira.

Recorde-se que, já no ano passado, o crematório foi alvo de uma vistoria por parte de peritos internacionais, que emitiram um certificado de conformidade. “O equipamento foi afinado e está tudo a funcionar dentro da normalidade”, acrescenta a vereadora.

Olga Pereira garantiu ainda que, sem prejuízo do exposto, a Câmara Municipal vai continuar a medir a qualidade do ar com regularidade, de forma a monitorizar a qualidade do ar junto ao equipamento.

O Tanatório de Braga está a funcionar desde Novembro de 2018. O equipamento possui duas salas para velação de corpos, uma sala de preparação de preparação de cadáveres, um forno crematório, uma capela e um “jardim da memória”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *