AtualidadeMinho

Braga acima dos 150 casos e festejos da Taça é “explicação diminuta”

O número de casos positivos de Covid-19 tem vindo a aumentar no concelho de Braga, onde a incidência já está “próxima dos 150 casos por por 100 mil habitantes”, anunciou hoje o autarca, Ricardo Rio.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga recusa, ainda assim, associar o crescimento do número de casos aos festejos da final da Taça de Portugal.

“É uma explicação claramente diminuta”, defendeu, em entrevista à RTP3, justificando que a tendência de aumento já se verificava há várias semanas.

Ricardo Rio acredita que a explicação está num “relaxamento daquilo que é o comportamento generalizado da população”, não só no que diz respeito ao uso de máscara e ao distanciamento social, mas também à “sinalização atempada dos casos de infeção”.

O autarca confessa ainda que estar acima do nível de alerta (120 casos de infeção por cada 100 mil habitantes) é “um sinal de preocupação” porque é uma “base de aumento para o número de casos”.

Questionado sobre os festejos dos santos populares, também muito celebrados na cidade, Ricardo Rio recorda que a última edição foi completamente digital e adianta que, este ano, estava a ser preparado um “São João entre portas”, uma versão “mais híbrida”, com a possibilidade de algumas diversões.

No entanto, perante a situação pandémica no concelho, “teremos de reequacionar qualquer tipo de intervenções físicas desta celebração”, refere.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *