Vila Verde

Secundária de Vila Verde assina Compromisso Verde da Juventude

A Escola Secundária de Vila Verde realizou o 2º Conselho Eco-Escolas e assinou o Compromisso Verde da Juventude da ESVV. na cerimónia estiveram presentes o Diretor, João Graça, as coordenadoras do Eco-Escolas, Graça Balreira e Gracinda Castanheira, o presidente da ATAHCA, Mota Alves, os Delegados de Turma, a Associação de Estudantes, professores e as turmas, via Teams.

Deste modo, cumpriu-se um dos passos para a coordenação do Programa Eco-Escolas, dando a conhecer a todos a monitorização e o progresso das atividades propostas no plano de ação do mesmo, para o ano letivo em curso.

O “Compromisso Verde” da Juventude resulta de um desafio do Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e à Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) para a elaboração de um Compromisso Verde da Juventude, centrado nos temas da sustentabilidade ambiental e da ação climática.

A Escola Secundária de Vila Verde aceitou este desafio, pois reconhece que “o planeta precisa de respostas que passem pela alteração dos hábitos individuais e coletivos e de medidas políticas que visem a preservação”.

O diretor, João Graça, apelou à mobilização dos alunos para concretizar a mudança. “Os jovens têm um papel insubstituível enquanto força propulsora da ação para enfrentar os desafios criados pelas alterações climáticas”.

A Escola comprometeu-se a envolver toda a comunidade educativa na procura ativa de soluções para cumprir o “Compromisso Verde”, que foi assinado por todos os delegados de turma e que resultou de uma auscultação da comunidade discente do secundário, “refletindo as preocupações mais emergentes para reverter a crise ambiental que vivemos”.

Após o Conselho Eco-Escolas, um conjunto de alunas procedeu, em cooperação com o Diretor da ESVV e as professoras responsáveis pelo Clube Eco-Escolas, à recolha de todo o lixo produzido nas salas de aulas e espaços comuns da nossa Escola, despejando-o no átrio da Escola.

De seguida, os alunos e os professores separaram os lixos que depois foram devidamente acondicionados, mas não sem antes serem observados pela restante comunidade educativa, para que todos tenham noção do que ainda está por fazer ao nível da separação de resíduos.

“Como o uso do plástico está a tornar-se insustentável pelos efeitos nocivos que traz ao equilíbrio ambiental”, procedeu-se à inauguração de um dos pontos de água espalhados pela escola, “para toda a comunidade educativa poder encher a sua garrafa de água e assim ajudar a diminuir o consumo de plástico”.

Deixe um comentário