AtualidadeMinho

Programa ´Descentrar´ destaca património histórico e cultural das freguesias bracarenses

De 27 de Junho a 18 de Setembro, o Município de Braga promove um ciclo de programação cultural em rede ao longo de sete datas, em sete espaços patrimoniais classificados, localizados nas freguesias periurbanas Bracarenses. Designado por “Descentrar”, tem como objetivo primordial a divulgação e promoção efetiva do património cultural, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.

Igreja de São Salvador (Figueiredo), Núcleo Museológico de São Martinho de Dume (Dume), Capela de S. Frutuoso (Real), Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra (Nogueira), Castro (e Capela) do Monte de Nossa Senhora da Consolação (Nogueiró), Mosteiro de Tibães (Mire de Tibães) e Ponte de Prado (Merelim S. Paio) são os locais selecionados para o acolhimento de um programa cultural único, desenhado para cada espaço patrimonial através de um conjunto de espetáculos de Novo Circo, Concertos, visitas-guiadas aos espaços patrimoniais e Concertos Comentados de música clássica e erudita.

Enquanto projeto inovador de turismo cultural, prossegue o propósito de permitir um acesso à cultura em toda a sua variedade e extensão, através de práticas artísticas com um elevado potencial de transformação, quer dos territórios através e do reforço da notoriedade dos conjuntos patrimoniais selecionados, quer físico e humano, através da transformação qualitativa da experiência dos visitantes ou da reinvenção das narrativas associadas a cada lugar e a cada elemento patrimonial.

O “Descentrar” decorrerá predominantemente ao ar livre, na área envolvente a cada espaço patrimonial sito nas sete freguesias selecionadas, contemplando um total de 39 iniciativas culturais, entre as quais se destacam um total de 14 visitas guiadas, 4 concertos comentados de música clássica e erudita e de 12 concertos com artistas emergentes no panorama musical português e 9 espetáculos de Novo Circo com participação de artistas consagrados a nível nacional e internacional.

As iniciativas culturais abrangidas na programação do “Descentrar” são de entrada livre, limitada a inscrição prévia e condicionada à lotação do espaço em que decorrem, em total cumprimento com as regras de saúde pública aplicadas em cada momento.

Link de inscrição no DESCENTRAR: http://cmbcultura.eventbrite.com

O programa resulta de uma candidatura realizada em Agosto de 2020 ao AVISO NORTE-14-2020-25 Património Cultural – Programação Cultural em Rede – Imaterial, a Iniciativa «Descentrar» é cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *