Centro Social do Vale do Homem cria projeto pioneiro na área da saúde mental

Os doentes com problemas mentais dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde vão passar a contar com apoio ao domicílio. O Centro Social do Vale do Homem vai assinar, em breve, um protocolo com a autoridade da saúde para desenvolver um projeto pioneiro nos três concelhos. A partir de 1 de agosto, uma equipa especializada e criada para o efeito vai avançar para o terreno.

Segundo revela ao ‘Terras do Homem’, Andreia Costa, do CSVH, “o projeto irá permitir desenvolver atividades da vida diária junto de doentes com problemas mentais, criando mais proximidade com esses utentes e permitindo acompanhá-los de forma mais permanente, ajudando-os a ficarem controlados”.

Para além da medicação e da realização de pequenas tarefas diárias, a equipa estará em ligação com os médicos dos utentes. A possibilidade de entrega de refeições poderá, também, ser contemplada neste projeto.

A equipa será constituída por auxiliares de ação direta, enfermeiro especialista, técnico psicossocial, psicóloga e assistente social. “Os utentes serão sinalizados pela autoridade de saúde”, acrescenta Andreia Costa. A equipa irá acompanhar oito utentes por dia, todos os dias da semana e terá apoio logístico nos edifícios pertencentes ao CSVH.

“Não existe aqui na zona nenhuma equipa de rua com estas caraterísticas”, revela Andreia Costa, frisando que o apoio estará disponível para os três concelhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *