Webinar discute a importância da comunicação durante a pandemia

“Pandemia: Efeitos Secundários da Comunicação” é o tema do próximo webinar promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e pelo Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), que acontece no dia 09 de julho, das 17h00 às 19h00. Um debate que conta com um vasto painel de convidados especializados na área das ciências sociais e da saúde.

A sessão pretende abordar a importância da comunicação durante a pandemia de COVID-19 e os efeitos da mesma no setor da saúde, assim como irá debater a problemática da desinformação em contexto pandémico. Além disso, vão ser também analisadas as melhores formas de comunicar na área da saúde, tendo em conta o momento atual. Alguns dos episódios comunicativos mais marcantes durante a pandemia de COVID-19, relacionados com os temas das máscaras ou da vacinação, servem de cenário e ponto de partida ao debate.

“É importante debatermos as consequências da comunicação na sociedade e na saúde, porque os meios de comunicação têm um amplo impacto na forma como o público interpreta a informação, nomeadamente em momentos de crise, tal como o que vivemos atualmente”, afirma a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke.

“A comunicação em Saúde durante a pandemia de COVID-19 caracterizou-se por falta de rigor, sensacionalismo e invenções. Estes factos servirão de cenário e ponto de partida para um debate estimulante, dedicado a discutir questões relacionadas com a “verdade” dos factos e incerteza da comunicação científica em Saúde”, refere António Vaz Carneiro, presidente do Conselho Científico do ISBE. E acrescenta: “A comunicação tem um papel fundamental em Saúde Pública, especialmente em contexto pandémico e é, por isso, essencial que comuniquemos os factos científicos de maneira rigorosa e clara”.

A sessão conta com a participação de Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL); o Vice-Almirante Gouveia e Melo, coordenador da task-force para a vacinação (COVID-19); Cristina Sampaio, professora associada de Farmacologia Clínica na FMUL; Ricardo Costa, diretor-geral de Informação do Grupo Impresa; Maria do Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo; Ana Delicado, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS); Roberto Roncon, Intensivista & Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Eduardo Nogueira Pinto, Partner da PLMJ.

A abertura do webinar será feita por António Vaz Carneiro, presidente do Conselho Científico do ISBE e o encerramento cabe à presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação fica a cargo de Joaquim Ferreira, professor de Farmacologia Clínica na FMUL, Ana Peneda Moreira, jornalista da SIC e Joana Sousa, diretora de comunicação na FMUL.

O webinar “Pandemia: Efeitos Secundários da Comunicação” é aberto a profissionais da área da comunicação e da saúde, assim como ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *