Divulgados projetos vencedores do ACTUM 2021 em Braga

Já são conhecidos os 35 projectos selecionados no âmbito do ACTUM 2021, um programa do Município de Braga que visa o apoio ao sector cultural e artístico. A edição de 2021 retomou o modelo do ano anterior, apoiando a cultura em duas medidas (Medida 1: música e artes performativas; Medida 2:artes plásticas e visuais), tendo registado um total de 87 candidaturas.

Este ano o tema a concurso foi dedicado à reflexão sobre o estado atual do mundo. Pela primeira vez, os trabalhos vencedores da medida 1 poderão ser apreciados ao vivo num equipamento cultural da Cidade, em data a definir. Já a medida 2, será integrada numa plataforma de arte online e resultará numa exposição com a curadoria de Helena Mendes Pereira.

O valor global desta edição é de 22.500 euros. O júri desta edição foi constituído pelo diretor artístico Bruno Martins, a pianista Joana Gama e o radialista Pedro Portela na Medida 1. Já o fotógrafo Alfredo Cunha, a curadora Helena Mendes Pereira e o diretor do Museu Nogueira da Silva, Miguel Bandeira Duarte, integraram o júri da Medida 2.

Os critérios de avaliação dos projetos incluíram a qualidade artística das propostas, a adequabilidade, originalidade e criatividade, e a abordagem ao tema proposto pela convocatória.

A convocatória teve por base a Estratégia Cultural do Município de Braga, no apoio ao desenvolvimento de projetos culturais e à criatividade artística dos agentes e das entidades culturais concelhias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *