Requalificação da sede da Junta de Freguesia da Loureira com financiamento assegurado

A Junta de Freguesia da Loureira acaba de assegurar a dotação financeira necessária para as obras de requalificação e ampliação da sua sede, orçadas em 300 mil euros. A intervenção vai permitir transformar o edifício num espaço multiusos, com diversas áreas de serviços e atividades a disponibilizar à população.

O Município de Vila Verde aprovou um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia, viabilizando um apoio financeiro total de 150 mil euros, a consumar em 2022 e que se junta aos restantes 150 mil euros assegurados diretamente pelo orçamento da autarquia desta freguesia.

“Será um edifício emblemático para a freguesia, sobretudo pelas condições que passará a oferecer de forma a assumir-se com um centro cívico, de encontro de movimentos e associações e de dinamização de atividades”, perspetiva o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Dias.

O autarca está convicto que o edifício-sede da futura, conforme está projetado, “vai dar mais vida à freguesia. Será um ‘motor’ para reforçar os recursos dos atuais agentes de dinamização da freguesia e também para criar novas dinâmicas”.
Pedro Dias salienta o esforço da população da freguesia na participação em eventos sociais, com o objetivo de angariar receitas que permitiram assegurar o financiamento da obra. Desta forma, tornou-se possível a Junta de Freguesia ter já disponível o montante para cobrir metade dos 300 mil euros necessários.

O autarca refere ainda o agradecimento aos proprietários do terreno contíguo à atual sede pela cedência de 200 metros quadrados de terreno, para a ampliação do edifício.

De acordo com o plano de intervenção, o edifício-sede da Junta vai ser um espaço multiusos, que albergará, além da dos serviços da autarquia, as sedes das associações EJAH Loureira e Berdadeiros TT, uma área de atividades e convívio social. Terá igualmente um espaço de armazenamento para maquinaria, utensílios e materiais diversos da Junta de Freguesia.

A nova sede fica situada na Rua de Santa Eulália, cuja estrada se encontra em obras de alargamento e repavimentação – depois dos investimentos no alargamento da via, está em curso a infraestruturação ao nível do subsolo, aguardando-se agora o reforço das condutas de águas pluviais, construção de passeios e posteriormente a pavimentação do piso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *