Município apresentou ´receita oficial´ do Bacalhau à Braga

Foi apresentada na Praça – Mercado Municipal de Braga, a receita do Bacalhau à Braga que será implementada como ‘receita oficial’ a ser usada nos restaurantes aderentes de forma a promover e valorizar este prato ícone da gastronomia Bracarense.

Desta apresentação fez parte um showcooking do Chef Vinagre com degustação do prato Bacalhau à Braga. Para acompanhar foi efetuada uma harmonização com vinhos verdes, da responsabilidade de Rui Pinto da LR Garrafeira. Foi ainda apresentado o vídeo da confeção e o Manual de Adesão do Bacalhau à Braga.

O projeto de qualificação e candidatura, através da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, ao ´Minho Inovação´ teve como objetivo a valorização da receita do Bacalhau à Braga na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública a este prato tradicional e estimulando a população e restaurantes a promoverem-no.

Para o desenvolvimento deste processo foi realizada uma recolha documental da receita, com todo o seu histórico geográfico, assim como o levantamento das receitas em locais de produção nos restaurantes. Este trabalho permitiu chegar à ´receita oficial´ do “Bacalhau à Braga”. Este trabalho de investigação e recolha de informação foi levado a cabo pela Adere-Certifica.

O Município pretende assim preservar a tradição e sabor da receita original, atualmente confecionada em todo o país, e reforçar a cidade como um dos principais destinos gastronómicos do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *