NACIONAL

Oikos lembra dia mundial contra o tráfico de seres humanos

30 de Julho assinala-se o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. Em Portugal há um aumento de 38% do número de casos sinalizados, sendo que o total de crimes de Tráfico de Pessoas registado por autoridades policiais representa o número mais elevado dos últimos 11 anos. A Oikos lança campanha para sensibilização e prevenção.

Por ano são traficadas cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Mulheres e raparigas são traficadas, principalmente, para exploração sexual, homens maioritariamente para exploração laboral e crianças são escravizadas, exploradas sexualmente ou obrigadas a casamentos forçados.

A informação é uma das melhores armas para combater o tráfico de pessoas e por isso a Oikos – cooperação e desenvolvimento lança uma campanha de alerta para informar e sensibilizar jovens e adultos. Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria.

Esta campanha da Oikos estará fortemente presente online, com um vídeo que faz alusão aos diferentes tipos de exploração, perfil dos traficantes, estratégias de recrutamento de vítimas e contactos para denúncias e apoio a vítimas.

Tráfico de pessoas é crime e ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano.

Dados relevantes sobre a realidade em Portugal:
• 281 casos sinalizados, um aumento de 38% face a período comparável.
• 45 vítimas confirmadas (das quais 30 menores com idades entre os 11 e os 15 anos).
• O total de crimes de Tráfico de Pessoas registado pelas autoridades policiais foram 81, aumentando 142% face a período anterior e representando o número mais elevado dos últimos 11 anos.
• Em Portugal, a maior parte das vítimas sinalizadas são do género masculino e adultas. São maioritariamente exploradas para fins laborais em explorações agrícolas. As vítimas do género feminino adultas estão maioritariamente associadas ao tráfico para exploração sexual.

Campanha Oikos “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” tem financiamento e do Programa Operacional Inclusão e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia, sob Gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Mais em: www.oikos.pt/traficosereshumanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *