AMARESDestaque

Encontrarte Amares promoveu o diálogo entre a arte e a comunidade

O Encontrarte Amares regressou em 2021 reinventado na sua forma, mas não no seu propósito – o de promover atos de convergência. De 12 a 24 de julho deste ano, Amares acolheu criadores das mais variadas linguagens artísticas (instalação, pintura, desenho, escultura, música, dança, vídeo), numa celebração à diversidade. A busca por novas centralidades evocativas da paisagem, dos cheiros, das cores e do património, material e imaterial, acelerou uma discussão poética sobre outras formas e caminhos coletivos.

“Num ano especialmente atípico, o legado de não acolher público lançou-nos no desafio de não desistir, mas antes de refletir sobre outros diálogos possíveis. Seis espaços do concelho acolheram nove artistas convidados para um ato de imersão entre o físico e o digital, capaz de gerar novas propostas e modelos de criação artística” refere Fernando Almeida, codiretor artístico do Encontrarte.

“Fruto dos tempos que vivemos, a 7ª edição do Encontrarte Amares procurou outras possibilidades de se manter vivo e ativo, traçando caminhos alternativos de criação, participação, divulgação e celebração”, referiu o presidente do Município de Amares, Manuel Moreira. “Louvo, por isso, a perseverança, dinamismo e espírito criativo da direção artística do Encontrarte e do Clube Desportivo, Recreativo e Cultural Amarense em manter aceso este diálogo entre o pensamento artístico e o legado tradicional do nosso concelho, dando corpo a mais uma edição, promovendo este encontro entre a arte e a comunidade”, enalteceu o autarca.

O Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense, entidade organizadora deste encontro, é uma associação juvenil que ao longo de mais de quatro décadas desenvolve atividades para os jovens e promove atividades dos jovens para a comunidade.

Paulo César Silva, presidente da associação, refere que “um dos grandes desafios reside no criar condições de sustentabilidade para o evento, num contexto periférico e de caraterísticas rurais como Amares, facto consolidado através da constituição de uma rede local, regional e nacional de parcerias que de forma efetiva contribuem para o sucesso do mesmo”. “Foi ainda um desafio, aproximarmo-nos e comunicar com as múltiplas comunidades que, ano após ano, se constituem como visitantes e participantes do Encontrarte. Um ano como o que vivemos, implica uma reflexão profunda sobre outras formas de criar, apresentar e fruir”.

Direção artística espera poder criar espaços de visita
Fernando Almeida refere ainda que “este não é um ponto final, mas antes uma vírgula. Ainda no decorrer deste ano, esperamos criar espaços para que todos e todas nos possam visitar, experienciar os trabalhos desenvolvidos, e celebrar com a proximidade que nos é querida”.

“Não incorrendo no lapso de esquecer as múltiplas pessoas, locais e entidades com que nos envolvemos, deixamos um enorme agradecimento a todos e todas que de forma decisiva e calorosa contribuíram para esta edição do Encontrarte”.

A organização deixa, ainda, um grande obrigado aos artistas, à equipa, à organização, às entidades parceiras, à população, aos participantes, e a todos e todas que esperam ver em Amares no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *