AtualidadeMinho

Ponte de Lima promove campanha de esterilização de gatos e supervisão das colónias localizadas em espaços públicos

A existência de gatos errantes não esterilizados, que se tem agravado nos últimos tempos, em vários espaços públicos do concelho tem suscitado grande preocupação junto da autarquia e dos munícipes.

Para além do cuidado a ter com estes animais, no sentido do seu tratamento, alimentação e proteção, estão ainda em causa questões de saúde pública que deverão ser devidamente acauteladas. Assim, num esforço de encontrar soluções de equilíbrio e convívio pacífico entre os animais e as pessoas, no respeito pelo bem-estar animal e a saúde pública, o Município de Ponte de Lima pretende consolidar uma política de controlo permanente de gatos, dando neste momento prioridade às colonias localizadas no espaço público, através da sinalização e monitorização dessas mesmas colónias CED – Captura, Esterilização e Devolução.

Para a prossecução desta política e tendo em conta que o Centro de Recolha Oficial de Animais, de gestão intermunicipal não dispõe de gatil, o Município não encontrou outra solução senão a de contratar os serviços de um centro médico veterinário de Ponte de Lima, facto que já concretizou, no sentido de serem prestados os cuidados médico-veterinários necessários ao nível da esterilização destes animais.

Assim, será da responsabilidade do Município a captura, transporte e acompanhamento dos gatos errantes, com vista à sua esterilização e posterior recolocação, para se constituírem colónias locais, devidamente instituídas e monitorizadas. Os animais esterilizados são desparasitados e tratados se tiverem sintomas de alguma patologia.

O Município conta ainda com a colaboração de todos os munícipes, juntas de freguesia, bem como, da Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR) para o acompanhamento destas realidades, nomeadamente na informação sobre a emergência de novas colónias ou de qualquer problemática que possa surgir com as existentes.

A colónia intervencionada será supervisionada pelo médico veterinário municipal que assegurará que são prestados os cuidados de saúde e alimentação adequados aos animais, controlando as saídas ou entradas de novos animais, ou quaisquer outros fatores que perturbem a estabilidade da colónia, a segurança e a tranquilidade pública e da vizinhança, de tudo mantendo registo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *