AMARESDestaque

Câmara de Amares reforça recolha do lixo com mais um camião

A Câmara de Amares alugou um camião parta reforçar a frota de recolha de lixo no concelho. A novidade foi dada pelo presidente da autarquia, em sede de reunião de executivo, depois de questionado pelo vereador do PS, Pedro Costa.

O vereador quis saber que o executivo tinha tomado alguma medida para reforçar a recolha do lixo, durante o mês de Agosto, um mês em que a população do concelho chega a duplicar com a vinda de emigrantes. Manuel Moreira revelou que “alugamos um camião até ao final do ano, para fazer, não só face ao aumento de resíduos esperados no verão, mas também no que resta do ano”.

Pedro Costa frisou que “essa não é a melhor solução porque não resolve o problema só o dia” e por isso, “não é um ato de boa gestão pública”.

O autarca, em resposta, lança uma segunda novidade: “vai abrir um aviso para a aquisição de veículos elétricos comparticipados quase a 100% e nós vamos concorrer”. Segundo Manuel Moreira, a intenção da autarquia é adquirir dois camiões para o lixo e um autocarro de 30 lugares para apoio às escolas. “A nossa frota de camiões está muito envelhecida e temos um autocarro em fim de ciclo”, justificou.

O presidente da câmara lamentou ainda a falta de civismo das pessoas: “põem tudo o que têm em casa no lixo mesmo sabendo que a câmara vai buscar a casa das pessoas muitos desses resíduos”. Uma “questão educacional” que, no próximo ano letivo, poderá ter um programa próprio junto dos mais novos. “50% do que enviamos para o lixo normal poderia ser reciclável”.

No futuro, o autarca não descarta a hipótese de se fazer recolha porta a porta. “Pelos menos, sabe-se quem colocou o lixo fora dos dias e horas normais”. O concelho de Amares tem recolha de lixo três vezes por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *