AtualidadeMinho

Ponte de Lima cede terreno para edificação de uma nova infraestrutura de saúde

O Município de Ponte de Lima deliberou ceder gratuitamente à ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., o prédio urbano, denominado Quinta do Assento ou da Igreja, situado na freguesia da Ribeira. A cedência em direito de superfície decorreu para que no local seja construída uma infraestrutura de Saúde/ULSAM, E.P.E.. Este trata-se de um investimento que vem reforçar as respostas no setor da Saúde para o concelho de Ponte de Lima e concelhos vizinhos.

Com área de 31.690 m2, o terreno é composto por um edifício de rés-do-chão e 1° andar, com logradouro, e também por uma área de natureza rústica.

A presente cedência será feita pelo período de 25 anos, sendo renovável automaticamente por sucessivos períodos de um ano.

Durante a cerimónia, Franklim Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULSAM explicou que “a autarquia, com uma boa visão estratégica da Saúde, proporcionou à ULSAM um terreno com Direito de Superfície”, onde podem ser desenvolvidas “estruturas de Saúde em termos de futuro”, referiu.

“Tendo em conta que a área de ambulatório é uma área em desenvolvimento, (…), iremos como tal privilegiar projetos nesta área”, referiu Franklim Ramos, acrescentando que “o que se fez hoje foi criar as condições do ponto de vista do Município e do ponto de vista da Unidade Local para que possamos, de futuro, desenvolver esses projetos, criando um polo, uma área onde será possível crescer, não ficar confinado a um espaço que poderá ser limitante, e desenvolvê-lo, de acordo com o estado da arte da saúde, privilegiando justamente projetos na área do ambulatório, e portanto desta forma potenciar o desenvolvimento da Saúde, do distrito e em particular do concelho de Ponte de Lima”.

Enquanto Entidade Pública, o Município de Ponte de Lima entende que este investimento representará um salto qualitativo no que diz respeito às infraestruturas essenciais ao reforço, e melhoria da capacidade das respostas sociais existentes no concelho, em termos de acesso à saúde e da manutenção da qualidade e capacidade de resposta dos serviços prestados à comunidade.

Segundo o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, “a área da Saúde, como qualquer cidadão percebe, é uma área fundamental das nossas vidas, é seguramente o bem essencial, e é hoje um fator de qualidade de vida determinante e de atratividade de cada um dos nossos territórios”, referiu, acrescentando que o Executivo Municipal tem “feito um esforço de procurar sensibilizar a tutela, nomeadamente a ULSAM de que há necessidade de construir novas infraestruturas ligadas à Saúde e de requalificar as existentes, nomeadamente neste contexto em que não podemos perder esta grande oportunidade que temos pela frente, do Portugal2030 e também do Plano de Recuperação e Resiliência, onde estarão à nossa disposição um conjunto de instrumentos financeiros que podem fazer a diferença nas diversas áreas do nosso desenvolvimento, também na área da Saúde”, revelou o Presidente da Câmara Municipal.

O autarca explicou que, neste contexto, o Município tem “estabelecido uma relação de parceria e diálogo com a ULSAM, quer do ponto de vista individual, quer no contexto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, para procurar, em conjunto, saber quais são os projetos considerados prioritários e estratégicos para o futuro da Saúde no nosso concelho e na nossa região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *