AtualidadeMinho

Braga reforça dispositivo de vigilância florestal

O município de Braga reforçou o dispositivo de vigilância florestal a partir desta sexta-feira, devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas propícias à ocorrência de incêndios.

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Câmara esclarece que reforçou o dispositivo, “orientando os operacionais para um patrulhamento de vigilância, de visibilidade e de dissuasão” entre os dias 13 e 17 de agosto.

Durante esse período, o reforço para ações de vigilância móvel em todo o território municipal irá incidir no horário mais crítico, entre as 13h00 e as 20h00.

“Para este dispositivo foram mobilizadas duas equipas da Divisão de Proteção Civil, duas da Policia Municipal, assim como a Unidade Local de Proteção Civil de Pedralva”, detalha o documento.

A autarquia diz ainda que o Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) “mantém o dispositivo habitual e nos sectores definidos no Plano Operacional Municipal (POM) e ao abrigo do Protocolo em vigor”.

“Todas as equipas integrantes irão basear as comunicações no sistema SIRESP, canal distrital de vigilância, para comunicação direta com as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) da GNR, reportando o inicio e final da vigilância e eventuais deteções”, acrescenta.

Este dispositivo vai estar no terreno de forma a dissuadir comportamentos de risco, a sensibilizar a população, e também a apelar para a denúncia de comportamentos perigosos que possam provocar ignições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *