CURIOSIDADES

No futuro, uma lei pode fazer com que o automóvel confirme se o condutor está sóbrio

No futuro, é provável que tenha de provar ao seu automóvel que está completamente sóbrio antes de o veículo lhe dar permissão para conduzir.

Um novo projeto de lei, em debate no Congresso dos Estados Unidos, propõe que os automóveis, construídos de 2027 em diante, tenham um sistema capaz de detetar se o condutor está em condições de conduzir o veículo.

Apesar de a ideia ser atraente, uma vez que a indústria automóvel passaria a ter um papel ativo na prevenção e segurança rodoviárias, a Motherboard destaca que há também alguns motivos para manter o ceticismo em relação à tecnologia de deteção de álcool atualmente em desenvolvimento.

O projeto de lei não se refere a nenhum programa ou tecnologia em particular, mas a Motherboard diz que parece implicar a adoção futura de uma tecnologia que está atualmente em desenvolvimento pelo Driver Alcohol Detection System for Safety Program (DADSS).

O DADSS está a trabalhar em dois sistemas passivos destinados a apanhar motoristas embriagados em flagrante: enquanto um monitoriza o ar do interior de um carro em busca de cheiros de álcool, o outro mede os níveis de álcool no sangue através da pele do motorista quando este pressiona o botão do motor do carro.

Acontece que, atualmente, o sensor do DADSS parece operar numa base de tudo ou nada: deteta a presença ou ausência de álcool em vez de ser capaz de determinar com precisão se a concentração de álcool no sangue do motorista está acima do limite legal.

Há também dúvidas sobre a privacidade de dados. A organização afirma, contudo, estar a trabalhar em futuras atualizações que tornarão a tecnologia mais precisa e menos intrusiva.

Em 2019, mais de 10 mil pessoas morreram em acidentes rodoviários causados por pessoas embriagadas nos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *