Quinta Pedagógica lança brochura da ‘Rede de Hortas Urbanas de Braga’

A Quinta Pedagógica de Braga elencou um programa vasto de atividades para a 53ª edição da AGRO que arranca amanhã e decorre até Domingo. No Sábado, dia 18 de Setembro, pelas 17h30, será apresentada uma brochura dedicada à temática das hortas, que retrata a dinâmica da criação de uma rede de hortas urbanas no Concelho, refletindo, através dos seus parceiros e utilizadores, os benefícios diretos e indiretos que daí resultam.

Para além das hortas urbanas, também é partilhado o apoio do Município à criação de hortas escolares como importante ferramenta pedagógica, as hortas sociais em instituições parceiras como resposta terapêutica e as hortas da Quinta Pedagógica que abrangem várias vertentes, desde a pedagógica, por todas as crianças que têm contacto com a terra, a social, pela inclusão de voluntários no seu cultivo e a terapêutica pelas atividades com públicos com necessidades educativas especiais.

Antes desta apresentação, pelas 17h00, está prevista a apresentação do projeto “Trend”, actualmente em curso sob a responsabilidade de membros da equipa “Nematology@CBMA (UMinho). Este projecto incide sobre o impacto de alguns nemátodes parasitas das plantas e como estes têm afetado a cultura da batata.

A Quinta Pedagógica acolhe este projeto e promove a sua divulgação, para contribuir para a disseminação do conhecimento cientifico a todos os horticultores, dada a importância destes bioindicadores na gestão da exploração agrícola e a necessária sustentabilidade dos modos de produção usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *