AtualidadeMinho

CEARTE e A Oficina promovem nova formação em Bordado de Guimarães

Pelo segundo ano consecutivo, o Bordado de Guimarães irá conhecer novas mãos e olhares através de uma formação promovida pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, em parceria com A Oficina. As sessões de formação acontecem na Casa da Memória de Guimarães entre 22 de outubro e 4 de dezembro, à sexta-feira em horário pós-laboral e ao sábado durante o dia. A participação é gratuita.

Parte integrante da génese e da missão da cooperativa A Oficina, a preservação e promoção do Bordado de Guimarães continua a ser cuidada e valorizada, sendo um ativo certificado da cidade de Guimarães desde 2010. Como forma de manter vivo o conhecimento sobre esta forma particular de bordar, A Oficina e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património irão promover uma formação sobre este tema.

Conhecer as técnicas de desenho, as matérias-primas e as ferramentas utilizadas, como o bastidor, assim como os vários tipos de ponto são algumas das componentes desta formação.

Sob a orientação de Maria do Sameiro Machado Fernandes, as sessões decorrerão na Casa da Memória de Guimarães entre 22 de outubro e 4 de dezembro, às sextas-feiras das 18h às 23h e aos sábados das 09h às 17h ou 18h. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até ao dia 11 de outubro, através do formulário online disponível em www.aoficina.pt, onde é possível consultar todas as condições.

O Bordado de Guimarães, que viu a sua certificação oficializada em 2010, transformou-se ao longo dos tempos e revestiu-se de um conjunto de caraterísticas muito específicas que lhe garantem unicidade. As suas seis cores (vermelho, azul, bege, cinza, branco e preto), usadas isoladamente, a reprodução de motivos estilizados e o uso de vinte e um pontos tornam-no singular.

Esta forma de arte tradicional de Guimarães pode ser encontrada em permanência na Loja Oficina, na Rua Rainha D. Maria II, e online em loja.aoficina.pt, local onde o artesanato é fortemente representado por uma variedade de produtos de Bordado de Guimarães, como lenços, toalhas, guardanapos, bases de copos, sacos aromáticos, entre outras versões criativas de aplicação deste ofício tradicional vimaranense certificado.

Enquanto Entidade Promotora da Certificação do Bordado de Guimarães, A Oficina tem cumprido, ao longo dos anos, a responsabilidade de acompanhar o trabalho junto das artesãs que aderiram às normas da Certificação, bem como realizar o trabalho de promoção necessário à cativação de novos produtores, através de oficinas, ateliers, ações de sensibilização e formações junto do público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *