DestaqueVILA VERDE

Em dia de aniversário, EPATV deposita esperança num PRR que traga equidade

A EPATV espera recuperar os investimentos em tecnologias digitais, efetuados durante a pandemia, em sede do Plano de Recuperação e Resiliência, assim como espera que o mesmo Plano contemple incentivos aos estudantes com dificuldades económicas porque os “nossos alunos não são filhos de um deus menor, através de um subsídio especial para concluírem o ensino secundário”, reivindicou João Luís Nogueira.

O Diretor Geral da EPATV falava num seminário sobre a Resiliência na Educação que assinalou os 28 anos da Escola sediada em Vila Verde e pediu equidade que “não é tudo para todos, mas para aqueles que precisam e não têm”.

A EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) não esqueceu os seus progenitores autárquicos ao celebrar “28 anos a transformar vidas de mais de cinco mil jovens” de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Braga e concelhos vizinhos.

João Luís Nogueira falava na presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde (presidente eleita no dia anterior), Júlia Fernandes, de João Gonçalves, Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Beatriz Santos, da Comissão de Proteção de Crianças e JOVENS, Odete Dantas, da APPACDM, e Ilídio Nunes, da Academia de Música de Vila Verde, cujos alunos animaram a sessão com a interpretação de vários temas musicais.

Numa sessão aberta e conduzida por Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV, intervieram também Sara Leite, docente da escola, Luísa Orvalho (Universidade Católica – Porto), Ricardo Costa (Fundação Bernardo da Costa) e Paulo Coelho (Psicólogo Clínico).

O Diretor Geral da EPATV recordou alguns números para mostrar que “somos do tamanho dos nossos parceiros”, como os 70% de taxa de empregabilidade dos alunos da Escola, mais os dez por cento que prosseguem estudos superiores e apenas manifestou alguma tristeza com os cinco por cento de abandono escolar “porque vão trabalhar mais cedo” para apoiar as suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *