DestaqueVILA VERDE

EPATV participa em projeto europeu sobre reinvenção da escola

A EPATV é uma das escolas portuguesas que participa no projeto Erasmus+ Schools 4.0- Innovation in VET, apresentado no próximo dia 14 de Outubro, no auditório Carvalho Guerra, da UCP- Universidade Católica do Porto.

O evento tem um carater internacional, em formato blended ( presencial e on line) e terá tradução bilingue (PT/EN) em simultâneo.

Percecionando a necessidade de construir os pilares para reinventar a escola capaz de responder aos novos desafios e oportunidades da Educação e Formação Profissional dos atuais tempos em que se vive, uma parceria transnacional constituiu-se para desenvolver, desde 2018, o Projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202-O47463, no âmbito do Programa Erasmus +, chave KA2, intitulado “School 4.0 -Innovation in VET”.

A parceria é constituída por quatro escolas profissionais portuguesas, da “Rede Escolas 4.0”, os parceiros europeus da Dinamarca e Grécia, e EfVET da Bélgica (associação europeia das escolas profissionais), tendo como consultoria científica e pedagógica dois investigadores do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, mais concretamente o Prof. Doutor Joaquim Azevedo e a Prof. Doutora Luisa Orvalho.

O objetivo desta parceria transnacional é coconstruir e publicar um Intelectual Output (IO), em língua portuguesa e inglesa, em suporte de papel e digital (e-book), com links em língua materna de cada parceiro, que se constitua como um referencial teórico-prático inovador para ajudar os diferentes stakeholders a repensar e identificar as mudanças a introduzir nas práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas, para se passar de uma escola tradicional, só com aulas presenciais, para uma escola do século XXI, “SCHOOL 4.0”, orientada para a mudança positiva, com aprendizagem também à distância e fazer de Aprendizagem ao Longo da Vida da base da sociedade do Conhecimento, através de uma abordagem centrada no ser humano, sustentabilidade e resiliência.

Neste Intelectual Output (IO), que tem prevista a sua divulgação internacional, na Universidade Católica Portuguesa – Porto, no dia 14 de Outubro de 2021, para além de divulgar as boas práticas desenhadas, implementadas pelos parceiros em contextos de sala de aula e formação de trabalho, pretendemos também partilhar histórias de vida (Life´s Stories) de “reference persons”, onde se pretende que o testemunho seja inspirador na valorização da relação escola empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *