22º encontro da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento aborda livro de Antonio Muñoz Molina

No próximo dia 20 de outubro, pelas 17h30, a Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento reúne-se para o seu 22ª encontro, destacando o livro. Será um encontro dinamizado pela Casa do Conhecimento de Boticas e que conta com a colaboração especial de Vladimiro Nunes – Tradutor, Jornalista e Editor (Editora Ponto de Fuga).

A 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado. Durante o tempo que permaneceu em fuga, o seu assassino, James Earl Ray, passou dez dias em Lisboa, a tentar obter um visto para Angola. Obcecado por esse homem fascinante, e graças à abertura recente dos arquivos do FBI sobre o caso, Antonio Muñoz Molina reconstrói o crime, a fuga e a captura de Ray, mas sobretudo os seus passos na capital portuguesa.

Lisboa é cenário e protagonista deste romance, enquanto destino de três viagens que se vão alternando na perspetiva do autor: a do fugitivo James Earl Ray em 1968, a do jovem Molina, que em 1987 partiu de Granada em busca de inspiração para O Inverno em Lisboa, livro que o consagraria, e a do escritor aclamado que tece a narrativa nos dias de hoje.

Antonio Muñoz Molina nasceu no ano de 1956, em Úbeda, na província andaluza de Jáen. Vive entre Madrid e Lisboa e é casado com a escritora Elvira Lindo. Reconhecido mundialmente como um dos maiores escritores atuais em língua espanhola, é autor de vários romances, contos, ensaios e escritos jornalísticos. Galardoado como o Prémio Nacional de Narrativa, por duas vezes (1988 e 1992) e com o Prémio Príncipe de Astúrias pelo conjunto da sua obra (2013). É membro da Real Academia Espanhola.

A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa da Rede Casas do Conhecimento que conta a participação da Casa do Conhecimento, Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Montalegre, da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura e da Casa do Conhecimento de Vila Verde, esta em colaboração com a Biblioteca Professor Machado Vilela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *