Associações Empresariais do Minho reúnem-se em Braga para debater os fundos europeus para Minho e Galiza

A Conferência “Fundos Confederação: o Minho e a Galiza” realiza-se no próximo dia 18, às 14h, no Altice Forum Braga. Esta é uma iniciativa da Confederação Empresarial da Região do Minho (Confminho), estrutura que agrega as principais Associações Empresariais daquela região.

Quando se perspetiva a entrada em ação do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, a Confederação Empresarial da Região do Minho promove uma conferência para esclarecer como poderão estes fundos ajudar a estreitar a já ímpar e fraterna relação económica entre o Minho e a Galiza.

Esta conferência contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Numa altura em que a União Europeia vai mobilizar 1,8 biliões de euros: 1.074 mil milhões de euros, através do Quadro Financeiro Plurianual; e 750 mil milhões de euros, através do Fundo de Recuperação, a Confminho procura com esta iniciativa ajudar as empresas da região Minho a aproveitar todo o potencial deste quadro financeiro plurianual, que irá orientar a União na saída da crise e no regresso à via da recuperação a longo prazo, afigurando-se como uma oportunidade única para incrementar a coesão territorial entre estes dois territórios irmãos.

Para além dos já referidos, serão também oradores nesta conferência, Alberto Núñez Feijóo, Presidente do Governo Regional da Galiza, António Cunha, Presidente da CCDR-N, José Manuel Fernandes, Eurodeputado, Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, João Vieira Lopes, Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Esta é uma iniciativa gratuita, sujeita à lotação do Altice Forum Braga (1000 lugares), com inscrição obrigatória em https://confminho.pt/fundoseuropeus/.

Recorde-se que a CONFMINHO agrega 12 Associações Empresariais e nasceu com a ambição de assegurar que as Associações representativas das empresas do Minho ganhem escala para com isso prestarem melhores serviços e se constituírem como interlocutores mais credíveis junto das instituições públicas.

A Confederação Empresarial da Região Minho representa 119.969 empresas, com um volume de negócios de 33.604 milhões de euros e 7.814 milhões de euros em exportações.

A região vale 28,6% do volume de negócios da região Norte. Aqui estão instaladas 27,8% do total de empresas do Norte. O Minho representa ainda 37,9% do total das exportações da região Norte.

A Confminho acredita profundamente que o seu futuro será escrito em estreita e profunda relação e sintonia com as forças vivas da região em prol do desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Portugal, contribuindo para a competitividade e coesão do território nacional.

12 Associações empresariais centenárias, que através dos seus Conselhos Empresariais, do Alto Minho e do Ave e Cávado, se juntam e agregam vontades num verdadeiro espírito de cooperação interassociativa para reforçar o tecido empresarial da região.

Associações que constituem a CONFMINHO:
CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho
1. ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca
2. ACICMM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço
3. AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima
4. AEV – Associação empresarial de Valença
5. AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo

CEDRAC – Conselho Empresarial do Ave e do Cávado ·
6. ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos
7. ACIV – Associação Comercial e Industrial de Vizela
8. AEFAFE – Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto
9. ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende
10. ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão
11. ACIVR – Associação Comercial e Industrial de Vila Real
12. ACB – Associação Comercial de Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *