DestaqueVILA VERDE

“Um concelho mais justo, mais moderno, mais inclusivo” a promessa de Júlia Fernandes na tomada de posse

A primeira mulher eleita como presidente de câmara no Distrito de Braga e, mais concretamente, no concelho de Vila Verde tomou posse, esta noite, no auditório da Casa das Artes e Cultura. Começando por agradecer aos vilaverdenses “o voto de confiança”, a nova autarca pediu aos presidentes de junta eleitos que “contemplem os vilaverdenses por igual, melhorando a sua qualidade de vida” e prometendo que “todos irão ter o mesmo tratamento”.

A “mobilização coletiva” será uma das palavras de ordem do mandato onde as “pessoas serão sempre a nossa prioridade” e contando com “o trabalho das instituições, associações e coletividades e dos vilaverdenses para tornar o concelho mais justo, mais moderno e mais inclusivo”.

Júlia Fernandes pediu, ainda, aos funcionários municipais que se “coloquem no lugar do outro” lembrando-se que “são representantes de todas e de todos”. A nova autarca não esqueceu os 24 anos de trabalho autárquico do presidente que cessa agora funções: “sou testemunho da dedicação e reconhecimento do trabalho desenvolvido por António Vilela”, trabalho “de elevada competência na defesa dos interesses dos vilaverdenses”.

A educação será a grande prioridade do mandato, mas a mobilidade, em especial, os projetos da variante entre Oleiros e Vila de Prado, o eixo Norte-Sul, a Variante à nacional 101 e a ligação das ciclovias assumem relevo para Júlia Fernandes que prometeu, ainda, isenção de taxas para famílias carenciadas e redução do IMI, por exemplo.

António Vilela
“Num momento particularmente difícil”, António Vilela despediu-se das lides autárquicas 24 anos depois deixando conselhos a quem fica: “não deixem de dar o seu melhor por Vila Verde” ou “coloquem sempre a resposta nos mais legítimos anseios da população”.

O autarca sai “com a plena consciência do dever cumprido e tal só foi possível pela visão, lealdade e capacidade de trabalho das equipas que me acompanharam, incluindo nas freguesias”. Com menções especiais a João Lobo, Carlos Arantes e ao eurodeputado José Manuel Fernandes, Vilela partilhou “com todos os sucessos alcançados. Deixamos obra feita, as contas em dia, cumprimos com as metas que nos propusemos, há grande liquidez e com os pagamentos a fornecedores quase na hora”.

A sessão serviu para a tomada de posse de todos os elementos eleitos para a Assembleia Municipal e para a reeleição de Carlos Arantes como presidente da Assembleia Municipal com 50 votos a favor, 8 brancos, 3 nulos e 2 contra.

O vereador eleito do Chega, Fernando Silva, não tomou posse por ter sofrido um acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *