DestaqueVILA VERDE

Assembleia de Freguesia da Ribeira do Neiva recusou executivo de José Peixoto

O impasse está instalado na Junta de Freguesia da Ribeira do Neiva. Ontem, no último dia do prazo legal para a Assembleia de instalação dos novos órgãos autárquicos, José Peixoto tomou posse do cargo para o qual foi eleito – presidente da Junta. Mas viu a Assembleia recusar a proposta de constituição do seu executivo.

Com a lista de independentes AFR e o eleito do Chega a formarem maioria na Assembleia, foi chumbada a proposta de José Peixoto para a formação do seu executivo com os colegas eleitos pelo PSD, Candy Costa e José Dantas.

Face ao impasse, foi marcada nova Assembleia para a próxima terça-feira, dia 26, para se tentar chegar a um consenso. Da reunião de ontem, fica ainda, a demissão do número dois da candidatura independente.

Segundo a lei, enquanto não houver eleição dos dois vogais para o novo executivo, a Junta de Freguesia prossegue o seu trabalho recorrendo aos dois vogais do mandato anterior, no caso, Candy Costa e Paulo Lopes.

Nesta situação, a Junta de José Peixoto terá de funcionar em regime de gestão corrente, assumindo apenas os encargos estritamente necessários ao seu funcionamento normal, ficando privada de assumir novos investimentos e execução de novas obras.

No discurso de tomada de posse, Zeca Peixoto lamentou “os dias perdidos, com a marcação desta reunião para o último dia do prazo legal previsto pela lei. A marcação da reunião, para o ato de instalação da Junta de Freguesia, é da exclusiva responsabilidade do Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia cessante. Não tivemos qualquer interferência, ou influência, na escolha da data para a sua realização. Desde o primeiro dia, entendemos que os assuntos relacionados com a instalação da nova Junta de Freguesia deviam ser tratados em sede e local próprios”.

O autarca justificou, ainda, as escolhas de Candy Costa e José Dantas para integrar o executivo da Junta: a primeira pelas “provas dadas sustentadas na sua competência, na sua dedicação e na sua sensibilidade”; e “a introdução de ‘sangue novo’ com o rigor, a determinação, a capacidade de trabalho e a paixão que coloca no que faz, reconhecidas no José Dantas”.

Uma creche, a melhoria da cobertura da rede de distribuição de água pública; a instalação de troços de saneamento; a requalificação e redistribuição redistribuir do número de contentores e de ecopontos para o lixo; a promoção turística da freguesia e um orçamento participativo estão entre as iniciativas que José Peixoto gostaria de desenvolver nos quatro anos de mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *