Militares portugueses distinguidos pelas Nações Unidas na República Centro-Africana

Prestes a terminarem missão na República Centro-Africana, os militares do Exército e da Força Aérea Portuguesa, da 9ª Força Nacional Destacada integrados na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), constituída maioritariamente por Paraquedistas, foram distinguidos, no dia 23 de outubro, com a Medalha das Nações Unidas, pelo seu desempenho na missão da ONU ao longo dos últimos 6 meses.

A cerimónia militar, que teve no lugar no Campo M’Poko, na Capital Bangui, contou com a presença da Adjunta do Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas, Sra. Lizabeth Cullity, e do Comandante da Força Militar da MINUSCA, Tenente-general Daniel Sidiki Traoré. Estiveram ainda presentes os Comandantes das diferentes missões da União Europeia na República Centro-Africana, os Comandantes de outras forças que integram a MINUSCA em Bangui, entre outras entidades civis e militares.

No decorrer da cerimónia foram entoados os hinos das Nações Unidas, da República Centro-Africana e de Portugal, seguindo-se o discurso do comandante da força portuguesa, Tenente-coronel Vitor Fernandes.

A cerimónia ficou ainda marcada pelo discurso da Adjunta do Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas, no qual agradeceu a dedicação, espírito de sacrifício e profissionalismo demonstrados pela 9ª Força Nacional Destacada nos últimos seis meses, desejando um bom regresso a território nacional.

Esta é a 9.ª Força Destacada neste teatro de operações, sendo o atual contingente composto por 180 militares, maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português, integrando ainda militares de outras unidades do Exército e Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea. Esta força será brevemente rendida pela 10ª Força Nacional Destacada, constituída maioritariamente por tropas especiais Comandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *